Friday, September 15, 2006

O dia mais longo!

Não adivinhava se tinha sido acordado pelo ronco do meu companheiro Roy, que profundamente dormia a meu lado, ou pela claridade que invadia agora o espaço contra qual as pouco opacas paredes de nylon nada podiam fazer. Já ao meu companheiro parecia-me improvável que alguma manada de búfalos a passar ali em frente o acordasse.














Subitamente olho para dentro da nossa "voiture" e por instantes estranho o facto de estar um corpo lá dentro. Quase me esquecia que André Iran, tinha optado, e aqui entenda-se "optado" como "não se ter dado ao difícil trabalho" de orientar uma tenda. Preferiu assim "acarrar" ao invés de acampar. Não alheio o facto de ter de partilhar o espaço com seis pranchas de surf, passou três dias de extrema introspecção, até lhe cair uma tenda do céu, episódio mais á frente retratado. Não fosse isso , e estou convencido de que este se estava a tornar ele mesmo numa "tábua de surf". Ao segundo dia deixou escapar que devido ás suas cómodas isntalações já estava cheio de dores no "stringer" e que cada vez lhe apareciam mais "dings" pelo corpo todo. Faltou pouco para o ver com um "chop" preso ao cú e de barriga encerada com "wax".


















Vou até à praia e rendo-me à beleza do meio envolvente. Les Cavaliers é uma praia nas imediações de Biarritz que contrasta em muito com a praia urbana de onde tínhamos chegado. Fica a meio caminho entre a "praínha da moda" e o "secret spot". Depois do parque de estacionamento, o acesso à praia é feito por uns caminhos no meio de uns bem tratados prados verdes. Tem um café de dimensões consideráveis que serve as famosas "baguettes", serviço de restaurante, e um ambiente Self-Service que desde logo agradou à nossa comitiva. Roy Mckee fez questão de que nenhuma sandes ali, fosse uma sandes perdida. Era a sopa dos pobres!
Mas a viagem tinha um plano. E esse plano envolvia surfar ondas de qualidade que, devido a uma qualquer tempestade que assolava aquela zona, teimavam em não aparecer.

Ao voltar à base dou-me com a trupe toda acordada e pego na nossa Bíblia. Vale a pena falar-vos da Bíblia. Da autoria de Johny Begood, a Bíblia compreendia informações sobre todo e qualquer spot onde pudessem quebrar ondas naqueles setenta quilómetros de costa que eram o alvo da nossa viagem. Ao abrir este Corão do Surf, podíamos encontrar logo na primeira página um prefácio por, nem mais nem menos que...Jenna Jameson, a rainha da porno! Um prefácio...visual, digamos.









































Montamos outra vez a carroça e seguimos para o check-up das praias das redondezas. Ora o "check" que devia ser "up" revelou-se "down", e andamos numa busca incessante e impaciente por ondas surfáveis. Fomos até Hendaye, onde realmente e de acordo com a Biblia a ondulação era menor, mas tão menor que também concordarmos que o nosso orgulho não desceria tão baixo. Vinte e cinco centimetros moles não iriam ser com certeza a surfada do dia.






























Aliando a isto o facto de termos andado mais de duas horas à procura de uma praia de nome Bidart, que depois de descoberta revelou-se também ela uma desilusão, este era decididamente um dia não, e se não fosse a notícia de que estava a chegar ás nossas paragens um ilustre conhecido de todos, a coisa não se compunha. No entanto vinha aí o "Doutor" com a sua honorável esposa...















O Doutôr e a sua cônjuge Rita Sódurmoemlençoísdelinho Raposo, começavam uma viagem misto de Lua de Mel, com Lua de Fel. E passo a explicar... Mel era o que Rita exigia pelo pequeno almoço...mas fel era tudo o que o Doutor conseguia arranjar pelo preço que ele considerava "justo". O Doutor tinha prometido a si mesmo atingir o primeiro milhão antes dos trinta, mesmo que isso significasse poupar onde mais lhe custava...o conforto da sua Lady. O leitor pergunta-se agora com certeza qual a ligação entre um advogado bem sucedido e uma trupe de surfistas numa trip de pé descalço, mas eu desvendarei já de seguida.

O mundo do surf, surfistas, adeptos da modalidade, entidades ambientalistas, andavam há anos a recorrer a todos os meios legais para o travamento da destruição de algumas das melhores ondas por vários cantos do planeta. E todos os esforços se revelavam infrutíferos contra o poderio instalado dos dirigentes locais. Haviam conseguido adiar algumas desses atentados à natureza mas nunca parar um processo definitivamente. Assim, com alguns amigos pessoais ligados ao surf, o Doutor, apercebeu-se da fragilidade e ingenuidade destas associações contra o polvo do poder. Munindo-se de uma equipa de "advogados do diabo" formou assim um escritório de advocacia que conseguiu já em dois anos impedir a destruição de sete ondas de classe mundial, entre elas a famosa direita do Barbas onde se passará a realizar todos os anos uma etapa do campeonato mundial WBPC (Wondas Boas Pa Carai), e também, a não menos mediática onda humana do estádio da Luz. Por meio de incisivas cartas dirigidas à presidência do seu clube futebolístico, dizem ser da sua responsabilidade o último título nacional das Águias.














Era já tarde, o sol já se havia remetido aos seus aposentos, mas deixava uma aura de luz que nos iluminava as últimas ondas. Neptuno andava enfurecido, mas, quem sabe se não por um qualquer caso antigo , a praia de Biarritz era, naqueles dias, um pouco mais poupada á ira desse Deus do que as suas vizinhas. Apoderámo-nos do chuveiro da praia e fizemos dele o nosso balneário. Hora de banho, com direito a champô e gel de banho. Os sorrisos de quem se dava conta do espectáculo evidenciavam a pouca normalidade daquela situação. Os constantes -"Cest pas possible?" também. De súbito ouvia-se uma linguagem bem familiar ao longe...

Rita Sódurmoemlençóisdelinho Raposo - "....nã, nã....aquilo cheira mal Gonçalo...."

Doutôr-"Mal?? Compramos um brise...parece logo que estamos no campo...oh patroa..."

RSR- "Gonçalo!! Sabes que não sou muito exigente...só que preciso do básico...sais de banho, televisão,muito asseio, vista para o mar de uma lado e para o centro da vila do outro, hidromassagem, secador incluído, pequeno almoço sem fruta enlatada, bla, bla, bla..."

Doutôr - "Oh my gosh!!! - praguejava o Doutôr enquanto levava as mão á cabeça..."

Quando se deu conta de que era observado por cinco macacos que ali estavam parados a contemplar tal espectáculo, de cabeças brancas de espuma e semi desnudados, o doutor não conseguiu esconder aquela cara misto de espanto e de inveja. Também ele queria ser nómada, cigano, deixar o relógio no carro. Ai se a patroa alinhasse.

Mal sabia ele que no dia seguinte a patroa iria mesmo alinhar, e enquanto a sua dama passaria uma bela noite dentro da tenda do casal dormindo profundamente, este seria assolado pelas suas recorrentes insónias. Porém, depois dos relatos de viagem, o casal seguiu a sua procura de guarida, enquanto a comitiva Xaral Soul Surfers foi festejar o 25º aniversário de Long Borda Luigi, a nem mais nem menos do que essa Meca da cozinha francesa, senhoras e senhores, o McDonald´s.

Entre um Big Mac e o outro, ficou decidido que ainda antes do término da digestão estaríamos em Hossegor. Era assim que se decidia por ali. Ao sabor do vento. Ao sabor de uma mistura de molhos de ketchup, pepinos transgénicos e alface de plástico. Ao sabor do dia que se rege pela altura do sol, pela força do vento e intensidade das marés. Ao sabor de uma cerveja fresquinha, à chegada a hossegor, ouro puro, tanto para as nossas papilas gustativas quanto para as nossas carteiras. Ao sabor...perdão...ao som de...

-"Bonjour....bonjour....Police Municipel....camping interdite...camping interdite....demontéé...."

2 Comments:

Blogger Cuze said...

AHAHAHAHAHAHAH
mais uma bela e bem humorada peripécia dos soul surfer do Xarral!! eheheh mt bem ó longa borda, alto relato... tou a ver que foi uma diversão do carai. Até dá vontade de experimentar uma coisa dessas...
lol
fica benne
abraço

8:56 AM  
Blogger quebracoco said...

Grande post! Já o anterior estava muito bom! Uma pessoa ri do início ao fim...Imagina as situações..!
Deve ter sido alta trip essa!

2:54 PM  

Post a Comment

<< Home